Estou falando dele, o treinador que provavelmente será o próximo campeão Brasileiro: Adenor Leonardo Bacchi, o Tite. Eu, o Lucas dono do Blog, o Blogueiro Eduardo Cecconi do blog “Tabuleiro” da globoesporte.com já sabemos que ele é um treinador qualificado a tempos, mas infelizmente no Brasil só dão o devido valor ao profissional depois que ele ganha títulos, óbvio que títulos são importantes mas não são só eles que afirmam se um treinador é bom ou não, muitas vezes o treinador mais qualificado pode ter feito uma ótima campanha e perdido a final nos penaltys, ou pode ter perdido por falta de sorte, com um gol de barriga aos 47 do segundo tempo. Pode soar meio confuso, mas não são títulos que criam um bom treinador e sim um bom treinador que é mais propenso a criar títulos, o que eu quero dizer com isso é que tem muitos treinadores “meia sola” que já ganharam títulos sejam eles na sorte, no lampejo individual de algum jogador, na falha do adversário e etc... e que tem treinadores bons, com boa capacidade de formar EQUIPES que não dependem de um ou outro jogador avulsos para ir bem em determinada competição, que sabem gerenciar o elenco, entendem bem da parte tática mas que só não conseguiram determinado título por esbarrarem no azar, ou por treinar times medianos entre outros fatores, o qual é o caso do Tite.
Desde que iniciou sua carreira de treinador, por onde passou fez boas campanhas com exceção do atlético mineiro em 2005 que era um time quebrado, com um elenco envelhecido, poucas peças de reposição e crise interna, aí não há quem faça milagre.
O Corinthians atual de Tite, é um time muito constante, muitos podem falar “ah, mas empata muito, perdeu muitas partidas bestas” isso ai já não é culpa do treinador, na maioria desses jogos em que perdeu ou empatou, o Corinthians foi superior aos adversários, teve mais posse, chegou mais na área do adversário, criou mais chances, perdeu muitos gols, o que não é culpa do tite, afinal não é ele que tá la na área pra finalizar, pra botar na rede. Tite quase foi demitido três vezes já nesse ano, a primeira foi na catastrófica eliminação para o tolima na pré libertadores, a segunda vez em que ficou pendurado foi após a final do campeonato paulista em que perdeu para o santos, que cá pra nós, foi injustiça a torcida querer a cabeça dele, a campanha foi ótima, tudo bem que o título não veio, mas sem a campanha, não teria a final, sem os meios não existem os fins. Poucos treinadores conseguiriam chegar tão longe com o elenco que tinha, que sofria muitas vezes com lesões e que não tinha nenhum jogador que poderia ‘resolver sozinho’.
Outra coisa que se destaca nesse Corinthians de Tite, é o “espírito de equipe” Apesar de ter jogadores que são bons tecnicamente, como o Alex, o time não depende de um ou outro jogador. Se tal jogador não pode jogar, entra uma peça de reposição pra tentar cumprir a mesma função, com as mesmas instruções do treinador, as vezes o substituto pode ser inferior tecnicamente ao titular, mas taticamente, cumprindo a função raramente o substituto compromete.
Pra terminar, vou falar o que, pra mim, faz um bom treinador
- Capacidade de gerenciar elenco, de lidar com diferentes tipos de personalidade
- Conhecimento tático
- Saber passar suas ideias com clareza nos treinos
- Saber lidar com a pressão da mídia
- Criar uma equipe em vez de um time que dependa de um ou outro talento individual avulso
Abraço galera, é bom estar voltando ao blog depois de um tempo afastado
Twitter @Vineuer - vinnierzt




2 comentários:
a vida é daora! [teste]
AAAAS-2ODASJÓSDOSJDJO´SDOJ´SD-SDUDSUDSUSDJS´DSJ´D
Postar um comentário